aguamineral@hydrate.com.br +55 (61) 3427-1133 Fazenda Taboquinha Área 19 Brasília DF - Brasil

Sua garrafinha é de água mineral? Ou é de água filtrada?

Sua garrafinha é de água mineral? Ou é de água filtrada?
31/08/2016 Hydrate Água Mineral

Saiba se sua garrafinha contém água mineral de verdade;

Conheça as diferenças entre Água Mineral Natural, Água Natural e Água Adicionada de Sais Minerais;

As águas engarrafas podem ter diversas origens e processos de indutrialização. Nem sempre essa água contém os sais minerais necessários para ser considerada “Água Mineral” de verdade. Muitas pessoas consideram toda a água engarrafada como sendo de água mineral, mas na realidade as águas engarrafadas são muito diferentes em termos de origem, composição e tratamento. Essas diferenças são muito sutis e não são bem esclarecidas nos rótulos e embalagens, o que acaba gerando certa confusão na cabeça das pessoas. Mas a diferença entre os tipos de água comercializada fazem toda diferença na qualidade da água que você consome e nos efeitos para seu organismo e sua saúde.

No Brasil nós temos três tipos de águas regulamentadas para serem envasadas e comercializadas segundo Resolução Nº 274 da ANVISA : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/res0274_22_09_2005.html

Água Mineral Natural:

É a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais.

Ou seja, é uma água extraída diretamente da fonte (subterrânea ou de superfície) que naturalmente possui sais minerais presentes em sua composição. Para se considerada uma água mineral natural os sais minerais não podem ser adicionados artificialmente. Para uma água ser classificada como água mineral natural ela precisa passar por uma série de testes realizados pela ANVISA e outros órgãos de fiscalização que comprovem a quantidade mínima de sais minerais contidos na água, bem como limites máximos para substâncias que podem ser nocivas ao ser humano como Cianeto, Chumbo, Arsênio etc… Para ser aprovada para envase no Brasil, é obrigatório que a água mineral natural extraída de uma fonte passe por um período de testes mínimo de 2 anos. Esse período de testes e observação garante que a composição da água não contenha substâncias nocivas acima dos limites estabelecidos pela ANVISA e que realmente contenha quantidade mínimas dos benéficos sais minerais encontrados na fonte para que possa realmente ser classificada com Água Mineral Natural. Ou a verdadeira Água Mineral como conhecemos.

Água Natural:

É a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural. O conteúdo dos constituintes pode ter flutuações naturais. “

A Água Natural obedece as mesmas exigências de fiscalização de qualidade por ser uma água extraída diretamente de fonte encontrada na natureza. Não pode ser uma água filtrada nem passar por processos de adição de substâncias artificiais para ser considerada natural. Mas é uma água que não pode ser classificada como Água Mineral por não conter sais minerais nos níveis mínimos estabelecidos em sua composição.

Água Adicionada de Sais:

É a água para consumo humano preparada e envasada, contendo um ou mais dos compostos previstos no item 5.3.2 deste Regulamento (*Regulamento da Anvisa). Não deve conter açúcares, adoçantes, aromas ou outros ingredientes.”

É uma água que não precisa ser de uma fonte natural. A água deve passar por processos industriais de filtragem e purificação para depois ser adicionado artificialmente uma quantidade mínima de pelo menos um dos sais minerais estabelecidos na regulamentação da ANVISA

Por tanto as diferenças principais entre Água Mineral Natural, Água Natural e Água Adicionada de Sais Minerais estão na composição da água, na fonte e no processo de envasamento. Enquanto uma água adicionada de sais minerais pode ser coletada de diversas maneiras, ser filtrada e ter sais minerais adicionados artificialmente a Água Mineral Natural precisa ser envasada diretamente na fonte, conter sais minerais diretamente em sua composição e passar processo de regulação rigorosa de dois anos para ser classificada como água mineral natural.

A água no próprio filtro de barro pode se tornar adicionada de sais minerais. Ou a água que sai da torneira pode ter sido acrescida de ferro dado a passagem pelos canos de metais. Uma água adicionada de sais minerais é uma agua que foi filtrada e teve algum componente nela acrescido. Diferentemente de uma água mineral natural que teve seus sais minerais sendo adicionados por milhares de anos em aquíferos.

As embalagens e rótulos dos galões e garrafas de água mineral devem exibir claramente em quais das três classificações ela se encontra para que o cliente tenha clareza do produto que irá consumir. O PROCON já publicou recomendações para consumidores observarem os rótulo das embalagens de água: http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=1472.

Na próxima vez que for comprar sua água engarrafada avalie se necessita apenas de uma água filtrada ou se gostaria de uma água pura, com sais minerais realmente da fonte.

A verdadeira “água mineral” como conhecemos tem a classificação oficial de Água Mineral Natural impressa nos rótulos. É coletada diretamente da fonte, rica em minerais e considerada um dos melhores tipos de água para hidratação e outros benefícios de saúde.

3 Comentários

  1. joao gabriel vale alves 4 anos atrás

    n entendi

    • Um leitor 4 anos atrás

      tu é burro mano?? sabe ler nao? ta bem explicado (parabens pela redação) nao conseguir compreender isso é ser um analfabeto funcional.

  2. Fernando Carvalho 5 anos atrás

    Se adicionado os sais e filtrado a água não seria igual a mineral com a única diferença de não ter sido encontrada daquele jeito na natureza? Então pra mim é a mesma coisa

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*