Em razão do crescimento populacional e do consumismo cada vez mais exarcebado a demanda por energia elétrica cresce cada vez mais. A opção de suprimir essa demanda com a construção de mais usinas hidrelétricas e termoelétricas causam severos impactos ambientais negativos. As termoelétricas jorram imensas quantidades de gás carbônico na atmosfera dada a queima de combustíveis fósseis no processo de geração de energia elétrica. Já as usinas hidrelétricas, não poluem o ar, mas alagam florestas e destroem ecossistemas devido a necessidade de grandes áreas de água represada exigidas para mover as turbinas na produção da energia. A utilização de energia solar é uma forma de amenizar esse impacto.
O impacto da energia solar na vida humana e no ambiente é muito menor e é uma forma de energia que não se esgota, é por isso que ela é classificada como uma energia limpa e renovável. Ela não libera gases, não produz ruídos, não polui o ar, nem a terra e água, não interfere no aquecimento global e nem mesmo tem relação com a produção de chuva ácida ou de camadas de poluição nas grandes cidades do mundo.
Além dos fatores ambientais, atualmente a energia solar já é mais barata no médio prazo. O impacto da energia solar na vida humana e no ambiente é muito menor e é uma forma de energia que não se esgota.
Por essas razões a Hydrate Água Mineral realizou um investimento massivo na implementação do seu próprio parque de produção de energia solar. Foram instalados 168 painéis solares fotovoltaicos de 1m x 1,60m nas fábricas de envasamento, galpões de logística e prédio de escritórios da matriz da empresa. Ao todo são aproximadamente 270 metros quadrados de área coberta por painéis solares geradores de energia limpa. Nos próximos 12 meses, a Hydrate vai poupar as companhias energéticas convencionais de emitirem cerca de 42.000 kg de CO2 na atmosfera.
Os benefícios da geração de energia limpa transcendem a esfera financeira. A Hydrate Água Mineral sempre foi uma referência de sustentabilidade e preservação ambiental. Agora com mais essa contribuição em termos de produção de energia ao meio ambiente eleva de patamar a sua atuação na esfera da responsabilidade social.
A energia gerada pelos painéis solares será suficiente para suprir 100% da demanda da fonte de água mineral e parque industrial da Hydrate e assim se tornará autossustentável no consumo energético do maquinário sendo geradora da própria energia, de forma limpa e sem agredir os recursos naturais do planeta.
Além dos benefícios ambientais que impactam toda a sociedade, a instalação dos painéis pode favorecer diretamente os clientes da Hydrate. Com o retorno do investimento no médio prazo, independência energética menos suscetível a reajuste de tarifas e economia nos gastos energéticos, existe a possibilidade de redução no preço final da água e demais produtos comercializados pela Hydrate Água Mineral.
Assim, tanto a sociedade e o meio ambiente quanto a empresa e colaboradores saem ganhando. Todos juntos sendo beneficiados com um mundo mais econômico, limpo e sustentável. Como sempre deve ser.