aguamineral@hydrate.com.br +55 (61) 3427-1133 Fazenda Taboquinha Área 19 Brasília DF - Brasil

Tipos de água mineral e suas propriedades medicinais

Tipos de água mineral e suas propriedades medicinais
31/08/2016 Hydrate Água Mineral

Muito se fala das propriedades medicinais da água mineral ou dos benefícios que o consumo de água pode trazer ao organismo. Mas você sabe qual o tipo de água mineral mais recomendado para o seu problema? Qual tipo de água mineral pode lhe ajudar contra a sua dificuldade especificamente? Se é realmente recomendado a ingestão dessa água ?

O consumo da água potável em si já traz inúmeras vantagens para a saúde com o a hidratação e desintoxicação através da limpeza do organismo. A diferença entre uma água potável comum e uma água mineral é que a água mineral naturalmente contém sais minerais e outras substância em sua composição que tem ações terapêuticas e medicinais benéficas para quem a consome.

Cada água mineral tem suas propriedades medicinais específicas, de acordo com os sais que nela predominam. O tipo da água mineral consumida pode atuar mais especificamente em uma deficiência do que em outra. Saber qual o tipo de água a ser consumida de acordo com o seu problema pode lhe trazer benefícios mais pontuais e atuar melhor no seu organismo contra tal deficiência. Veja bem que ainda existem tipos de águas que apesar de terem ações positivas como a cicatrização de feridas não são próprias para ingestão, para se beber e devem ser utilizadas de forma externa.

Para lhe ajudar a combater a sua deficiência mais especificamente, listamos aqui os tipos de água mineral de acordo com suas propriedades medicinais e terapêuticas.

 

Ácida:

Uma água é considerada ácida quando tem seu ph abaixo de 7. Acima disso ela é considerada alcalina. Uma água muito ácida não deve ser ingerida. A água muito ácida é utilizada de forma externa. Ela faz muito bem para a pele por normalizar o pH e contribuir na limpeza de pequenos ferimentos e cicatrizações. Pode ser usada também na substituição de alguns produtos de limpeza por ser altamente solvente.

Alcalina:

A alcalinidade é apresentada na água com valor do ph maior do que 7, dita como ionizada. A ela é atribuída a capacidade de diminui a acidez estomacal em virtude de apresentar bicarbonato de sódio (NaHCO3). Já a endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tarrissa Petry, endossa que o bicarbonato de sódio em excesso pode elevar a pressão arterial.

 

Bicarbonatada:

para doenças estomacais: gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite, diabetes e doenças cardiovasculares.

 

Alcalina Terrosa:

para acidez estomacal e hidratante para a pele.

Alcalina Terrosa Cálcica:

Por ter uma quantidade significativa de cálcio é atribuída para consolidação de fraturas, reumatismo e colite. Reduz a sensibilidade em casos de asma. Pode ainda amenizar os sintomas de ecmezas, dermatoses, bronquites e ter ação diurética.

Carbogasosa ou Acídula:

possui 0,200 ml/l de gás carbônico (CO2) livre dissolvido; É também chamada de água gasosa ou água gaseificada. Apresenta um sabor ácido, pois seu pH é menor do que 7 devido a formação de ácido carbônico (H2CO3), produto da reação entre o gás carbônico e a água. Se o teor de gás for baixo para os padrões comerciais, ele é reforçado artificialmente. Por suas propriedades digestivas, é indicada para acompanhar refeições. Facilita o trânsito intestinal e estimula o apetite. Rica em sais minerais, funciona como isotônico para praticantes de atividade esportiva. Combate a hipertensão arterial, cálculos renais e biliares.

Carbônica:

hidrante e moderadora de apetite

Ferruginosa:

Apresenta maior concentração de íons de ferro. Nota-se que uma água altamente ferruginosa não é indicada para consumo. Os níveis de ferro devem estar dentro dos limites estabelecidos. A água tem no mínimo, 0,500 g/l de ferro para ser considerada ferruginosa. É indicada para tratamento de anemias, parasitoses, alergias e acne. Também pode abrir o apetite.

Magnesiana:

controla problemas do intestino e do fígado. Trata enterocolite crônica, insuficiência hepática e fermentação intestinal. Apresenta uma elevada taxa de íons magnésio. É recomendada para auxiliar o funcionamento do estômago e do intestino.

Radioativa:

diurética, facilita a digestão e ajuda a dissolver cálculos renais e biliares. Atua como relaxante leve. Auxilia a eliminação de ácido úrico e a filtragem de gordura no sangue. Diminui a pressão sanguínea. É estimulante sexual

Sulfatada:

é antiinflamatória e antitóxica. Contém, no mínimo, 0,100 g/l de sulfato de sódio, potássio ou magnésio em sua composição.

Sulfatada sódica:

é eficaz contra a prisão de ventre, colite e problemas hepáticos

Sulfurosa:

trata reumatismo, artrites, doenças de pele e inflamações. É um tipo incomum de água mineral que contém substâncias à base de enxofre.

Termal:

Na realidade toda água mineral é uma água termal. Mas normalmente se associa a água de fontes termais, nas quais a água sai da fonte mineral em uma temperatura superior ao ambiente em que se encontra. Apresenta sais iônicos dissolvidos. Possui fins terapêuticos no tratamento de algumas enfermidades, destacando-se cutâneas.

 

Lembre-se do ditado.. “diferença entre o veneno e o remédio é a dosagem” . Vários tipos de água descritos devem conter suas substâncias principais entre níveis seguros de ingestão para sua saúde recomendados pela ANVISA. As classificações e composições das águas minerais engarrafadas devem estar presentes nos rótulos de suas embalagens, bem como terem também divulgadas as suas fontes.

4 Comentários

  1. Fernando 5 anos atrás

    Como posso saber se tal agua passou por processo de filtragem? por exemplo agua deionizada e osmose reversa

  2. Mauro 7 anos atrás

    A água pode conter elementos que podemcontribuir para sua classificação como “água mineral natural”.No entanto, há muita coisa a ser feita nesse sentido.Veja em htpp://amelhoragua.blogspot.com, informações a respeito.

  3. Aliks Ghisolfi 7 anos atrás

    Boa noite!
    Tenho uma propriedade rural,onde uso agua de poço semi-artesiano poço com 15 metros de profundidade, para irrigar minha lavoura.
    Como a vasão é baixa, 10 m cúbicos por hora, fiz um buraco de 20 de comprimento por 2 de fundura e 6 de largura para armazenar uma quantidade suficiente para irrigação.
    Revesti o poço com uma lona branca, e a agua não produz lodo, apenas quando chove que ele começa a aparecer, mas na medida que reponho a agua, ele desaparece, deixando a agua alcalina no extremo.
    Seu paladar é incomparável. Seria um tipo de agua mineral ou ate mesmo medicinal?

    • Mauro 7 anos atrás

      A água pode conter elementos que podrm contribuir para sua classificação como “água mineral natural”.No entanto, há muita coisa a ser feita nesse sentido.Veja em htpp://amelhoragua.blogspot.com, informações a respeito.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*