aguamineral@hydrate.com.br +55 (61) 3427-1133 Fazenda Taboquinha Área 19 Brasília DF - Brasil

Como montar distribuidora de água mineral

Como montar distribuidora de água mineral
10/04/2017 Hydrate Água Mineral
Como Montar Como Montar Distribuidora de água mineral

Montar distribuidora de água mineral pode ser bem rentável se forem bem observadas as oportunidades do mercado e estruturação do negócio. Esse artigo é voltado para quem procura montar ou aprimorar uma distribuidora de médio a grande porte. Aqui aprofundamos em algumas dificuldades e soluções técnicas para melhoria e implementação desse negócio.

Para quem está em uma fase inicial, nunca trabalhou com revenda de água mineral ou deseja apenas revender água mineral em seu estabelecimento sugerimos esse outro artigo: Como ter uma revenda de água mineral lucrativa.

Aqui falaremos sobre as dificuldade e soluções de como montar distribuidora de água mineral de médio a grande porte e algumas técnicas de gestão e automação para expandir o negócio com maior segurança.

Ao se avançar na revenda de água logo logo o negócio começa a ter mais visibilidade, existe um crescimento dos pedidos e com isso as necessidades de expansão.

– Um numero grande de vendas é perdido por falta de atendimento ao cliente. Se existe o serviço de entrega, algumas reclamações começam a chegar porque pedidos estão atrasados, errados, ou pior, ainda nem foram entregues.

– Esse volume maior de produtos que gera a necessidade de condições de armazenamento e transportes mais robustas leva a empresa a enquadramento fiscais e condições de higiene sanitárias mais onerosos dado o maior porte da empresa.

– No caso de ser uma distribuidora de água em expansão, por vezes ela retarda o crescimento e não faz pedidos maiores dada a incapacidade de armazenagem de maior variedade e volume de produtos.

– Os encargos trabalhistas de pessoal e prestadores de serviço envolvidos na operação da distribuidora de água mineral passam a representar boa parte dos custos da empresa.

Para se montar distribuidora de água mineral de médio porte, ou para se ajustar a realidade de uma empresa que passa a ter maior faturamento e volume de vendas deve-se considerar algumas soluções para as causas das principais dificuldades encontradas.

Essas ações devem ser trabalhadas de maneira harmoniosa e de acordo com a capacidade do negócio. Com uma empresa já rodando pode-se ter a previsibilidade do faturamento com certo grau de precisão. Para empresas inaugurais recomenda-se um estudo de mercado que mensure o volume de vendas possível de ser alcançado para determinado ponto. Essa noção clara de faturamento dará a dimensão da estrutura necessária e o ritmo de implementações.

Para o armazenamento dos produtos, sejam eles galões de água mineral, garrafas, copos menores ou ainda outras bebidas no caso das distribuidoras de bebida em geral o depósito deve seguir todas as recomendações de normas da ANVISA. O Piso deve ser elevado ao nível da rua para escoamento de água, não possuir ralos, não ter goteiras ou vazamentos no telhado, não expor os produtos a luz solar direta, ter grama aparada, ser higienizado rotineiramente, ao menos uma vez por semana.

Segundo as normas da Vigilância Sanitária e ABNT para distribuidores de Água Mineral o devem ser respeitado o prazo de validade do galão gravado em relevo no recipiente e o prazo de validade da água estabelecido pela fonte ou envasadora impresso nos rótulos. Certifique-se que os adesivos ou rótulos de sua distribuidora não tirem a visibilidade de nenhuma informação expressa por demais empresas.

O empilhamento de Galões, caixas e demais recipientes de água ou outro produto deve respeitar as recomendações dos fabricantes e da ANVISA. Geralmente Garrafões suportam o empilhamento máximo de 4 unidades, com algum apoio entre as camadas. Não devem ser colocados diretamente no chão. É recomendada uma altura mínima de 25 cm do solo, 45 cm de paredes e a uma aproximação máxima de 60 cm do teto.

Para evitar desorganização e perda de validade de produtos no depósito certifique-se que o primeiro produto a entrar seja o primeiro a sair, seguindo o procedimento PEPS.

Ao se montar a distribuidora deve se ter em mente que todas as bebidas comercializadas, inclusive a Água Mineral, são enquadrados como alimentos e devem ser transportados segundo essa regulamentação. Os veículos devem possuir compartimentos higienizados com devida amarração e proteção. São aceitos veículos com compartimentos fechados ou abertos dede que haja o uso de lona protetora dos produtos. É proibido o transporte de substância tóxicas junto com os garrafões como por exemplo gasolina ou querosene.

A automação tem papel extremamente relevante em empresas de maior porte para se manter custos menores e maior produtividade. Para controle de estoque, fluxo de caixa e vendas é crucial um sistema informatizado que de agilidade e precisão na execução dessas tarefas. Existem soluções integradas voltadas para distribuidores de bebidas que integram todas essas áreas em um sistema único. Mas o processo de automação também pode ser implementado de forma gradual. Alguma experiências demonstram que o sistema de controle de call center e pedidos oferece grande resultados no registro de clientes recorrentes e na agilidade de entregas, posteriormente pode ser implementado ou integrado o sistema de controles de estoque e registro de vendas.

A configuração de pessoal geralmente cobre atendentes, caixa, estoque e entregas. Algumas distribuidoras iniciam com 1 pessoa exercendo a função de caixa, atendimento de pedidos por telefone, Whatsapp ou email e coordenando rotas de entrega. 2 entregadores fixos. 1 controlador de estoque e armazenagem.

Algumas distribuidoras optam por manter seus próprios entregadores e veículos. Outras praticam a terceirização do parte ou da totalidade do serviço de entregas. A diferença desses modelos está na relação custo / benefício de cada um, ao passo que por um lado se terá maior custos com aquisição e manutenção de motos ou veículos, despesas com pessoal e maior flexibilidade e agilidade de entrega do outro lado se terá menos despesas fixas mas maior dificuldade em continuidade do serviço e padronização nas taxas e valores cobrados pela entrega.

Para o fornecimento do produto, ao se montar distribuidora ou afim de reduzir custos e problemas, geralmente as distribuidoras de água mineral procuram fornecedores mais próximos, com produtos reconhecidos e que oferecem suporte de abastecimento constante. A Hydrate Água Mineral oferece o abastecimento de inúmeras distribuidoras em grande parte do Distrito Federal. Ficamos satisfeitos em poder lhe auxiliar na abertura do seu novo empreendimento. Caso queira oferecer a Água Mineral Hydrate em seu estabelecimento comercial mande um email ou ligue para nós.

6 Comentários

  1. Marcos 2 meses atrás

    Ótimas dicas para começar o negócio

  2. patricia 2 meses atrás

    como faço para montar uma distribuidora em Santa catarina

  3. osvaldino pereirde andrade 3 meses atrás

    Quero montar uma distribuidora de agua, e aguardo a resposta

  4. Andrelle Almeida 4 meses atrás

    Como faço para entrar em contato com vocês? Desejo efetuar uma compra de galões para montar uma distribuidora em minha cidade.

    • Andrelle Almeida 4 meses atrás

      Meu telefone ( zap ) 999461681

    • cibelly 2 meses atrás

      com quarto posso comerça
      ja tenho o porto so nao sei como faço e com quarto posso comerça a vender agua mineral

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*