aguamineral@hydrate.com.br +55 (61) 3427-1133 Fazenda Taboquinha Área 19 Brasília DF - Brasil

Água Mineral causa Pedra nos Rins?

Água Mineral causa Pedra nos Rins?
14/12/2016 Hydrate Água Mineral

Você já pode ter ouvido falar por aí, e deve ter ficado preocupado com isso, que o consumo de água mineral poderia causar pedra nos rins? Mas isso é mesmo verdade ou seria um mito? Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre o que é o cálculo renal, que tipos de substância podem formar esses cálculos, que tipo de composição pode ter a água mineral e se algo nessa composição pode ser o responsável pelas pedras nos rins. Enfim, se o consumo de água mineral tem alguma relação com o cálculo renal, e ter afinal a resposta para a pergunta: Água Mineral causa pedra nos rins?

Para responder essa pergunta, vamos primeiro tentar entender o que é o cálculo renal, ou a pedra nos rins, e dessa forma entender o porque dessa possível relação entre o consumo de água mineral e esse problema de saúde.

O cálculo renal e a pedra nos rins

Quando a urina apresenta quantidades de determinadas substâncias maiores do que o que é considerado normal, como o cálcio e o ácido úrico, esse excesso pode se aglutinar e promover a formação de pequenos cristais, estes que por sua vez, podem formar massas sólidas, ou melhor dizendo pedras, que tem o nome de cálculo renal, e são também popularmente conhecidas como pedras nos rins, ainda que essas pedras possam se formar em qualquer outro órgão do trato urinário.

Os tipos de substâncias que podem formar o cálculo

São quatro os tipos de cálculo renal ou pedra nos rins, de acordo com a sua composição, formação e suas características. Os cálculos de cálcio, os de estruvita, os de cistina e os cálculos de ácido úrico. Vamos falar um pouco mais apenas sobre um desses tipos, que é o único que poderia ter alguma relação com o consumo da água mineral.

Cálculo de cálcio

Esse é o tipo mais comum de cálculo, aparece geralmente nos homens, e acontece quando o cálcio se combina com outras substâncias como o oxalato, o fosfato ou o carbonato, formando assim a pedra nos rins, ou o cálculo.

O cálcio é uma substância química que está presente na composição de algumas marcas de água mineral, e portanto, pode ser um dos motivos para que surja esse medo ou essa dúvida. Vamos continuar falando a respeito disso a seguir, após falar um pouco sobre o que é e o que contém a água mineral.

A composição da água mineral

A água mineral é aquela que é proveniente, ou de uma fonte natural, ou de uma fonte artificialmente captada, que possua composição química diferente de uma água comum, e que tenha alguma característica que possa ser considerada medicamentosa, segundo a lei que regulamenta o produto.

E não é qualquer fonte que pode ser explorada para a obtenção de água mineral, mas somente aquelas autorizadas legalmente para isso. No Brasil existem leis rigorosas para o comércio de água mineral engarrafada, que está sujeita à fiscalização em todas as suas etapas, desde a captação na fonte de origem até chegar às pratelereiras do mercado.

Para que possa realizar a comercialização de água mineral, em qualquer tipo de recipiente, uma empresa deve cumprir todas as normas e padrões de qualidade determinadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, além de registrar o produto na Anvisa e no Ministério da Saúde. E não apenas isso, pois a Anvisa ainda promove periodicamente uma análise sobre a qualidade da água mineral, entre outros produtos, e existem também inspeções sanitárias, que são realizadas por órgãos estaduais e municipais.

Tudo isso se resume em dizer que a qualidade e a composição informadas no rótulo de uma embalagem de água mineral são garantidas por todo esse processo. Cada marca de água mineral possuirá substâncias químicas diferentes, em quantidades ou concentrações diferentes, muitas delas funcionando a favor da saúde, e promovendo benefícios para os músculos e os nervos, para os sistemas reprodutivo e imunológico, para o estômago e para a digestão, como também na prevenção de cáries, da hipertensão e da osteoporose. São substâncias químicas como o flúor, o sódio, o magnésio, o cromo, o cobre, o manganês, o zinco, o sulfato e o cálcio.

Sim, o cálcio! Aquele mesmo que, em um dos tipos de cálculo renal, combinado à outras substâncias, pode formar as pedras nos rins. Mas será que o cálcio encontrado na água mineral engarrafada é suficiente para causar a formação dos cálculos renais? Isso nós veremos agora.

A água mineral pode mesmo causar a pedra nos rins?

Depois de toda a leitura do artigo, explicando o que é um cálculo renal, e quais são seus tipos, de onde vem, o que é a água mineral e qual pode ser a composição dessa água, vamos logo decretar:

O consumo de água mineral não causa o cálculo renal, ou as pedras nos rins!

Em primeiro lugar, uma das recomendações no tratamento de qualquer um dos quatro tipo de cálculo renal, é que o paciente beba muita água, de qualquer tipo adequado para o consumo, incluindo a água mineral. As pedras nos rins se formam pela concentração de alguns minerais na urina, então o aumento do consumo de água faz a urina se tornar mais fluida, impedindo ou reduzindo a concentração dessas substâncias.

Ainda, segundo o Diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, Rui Toledo de Barros, que também indica o consumo de água para o tratamento de cálculos renais, ainda mesmo em regiões onde as fontes de água mineral são ricas em sais de cálcio, não são constatadas relações diretas com a calcificação de sais nos rins e a formação de cálculos renais.

Pelo contrário, ingerir grandes quantidades de água e outros líquidos é uma das recomendações para os pacientes que possuem cálculo renal, e até mesmo como forma de proteção para os pacientes que possuem propensão ao cálculo. Nesses casos, os médicos indicam o consumo de quatro ou até cinco litros de água diários, dependendo de fatores internos, externos ou a combinação desses fatores.

As recomendações de diversas sociedades e especialistas é de que um dos fatores que reduzem a formação do cálculo renal é a ingestão de água, muita água. Pode ser água da torneira, filtrada de torneira ou engarrafada, água mineral com ou sem gás, enfim, beber muita água.

Além da opinião do Diretor, existem também alguns trabalhos médicos que reforçam que o consumo de água mineral, seja ela rica em fosfato, bicabornato, magnésio ou mesmo o cálcio, não aumentam a formação de cálculos renais, ou de pedras nos rins.

Sendo assim, apesar da suspeita popular parecer ter alguma lógica, vamos colocar de vez que a noção de que a água mineral pode causar pedras nos rins, é realmente um mito.

5 Comentários

  1. Rosa 3 anos atrás

    Provoca cristais de urina, o que resulta em problemas urinários e renais sim! Falo por experiência própria o período que mais tive calculo renal foi quando passava o dia bebendo água por recomendação médica e água mineral! Bons tempos em ao menos água para beber não precisava comprar, voltei ao bom e velho filtro de barro, adeus cristais de urina e infecções urinárias. Clinica de diálise água mineral não entra, sejam responsáveis com a saúde, nem todos podem fazer uso dessa água ácida nem todos processam adequadamente os seus minerais!

  2. noe 5 anos atrás

    e agua de coco sendo daibetico , pode aumentar as pedras do rim ?

  3. Dr john 5 anos atrás

    john mark
    Olá, Meu nome é Dr. John Mark do Hospital Universitário da Universidade de Benin, sou especialista em cirurgia de órgãos, e lidamos com a compra de órgãos de humanos que querem vender, e estamos localizados na Nigéria, EUA e na Malásia. , mas a nossa sede é na Nigéria. Se você está interessado em vender seu rim, ou vender qualquer parte do seu órgão do corpo Entre em contato conosco para mais informações. Entre em contato conosco via
    Email: johnmark4074@gmail.com
    Número do Whatsapp +2349033667873
    Espero ouvir de você.
    Saudações,
    Dr. John
    CEO
    UNIVERSIDADE DO HOSPITAL DE ENSINO DE BENIN.

  4. Clovis 6 anos atrás

    Perfeito artigo. Parabéns.

  5. Matt Dom 6 anos atrás

    Até que enfim! Tirar esse mito da cabeça me fez voltar a consumir água mineral e sem receio.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*